Publicado em | Última atualização:
É estudante do Ensino Médio em escola pública e nunca foi para os Estados Unidos? Que tal conhecer o país junto de outros jovens e com todas as despesas pagas?
Descrição
Criado em 2002, o programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, e tem como alvo, alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.
O programa visa fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades. Os selecionados viajam aos Estados Unidos, e tem oportunidade de conhecer Washington, capital do país, assim como outros estados, além de visitar locais importantes, estudar em escolas americanas, participar de diferentes eventos e projetos, dentre outros.
A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excepcionais estudantes a oportunidade de expandir os seus horizontes, ao mesmo tempo em que eles auxiliam no fortalecimento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.
Quem pode participar
O candidato deve:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Ter entre 15 e 18 anos;
- Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior (caso o candidato já tenha participado de outro intercâmbio, este não pode ter excedido 20 dias);
- Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
- Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
- Ser aluno do ensino médio na rede pública;
- Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
- Ter excelente desempenho escolar;
- Ter perfil de liderança e iniciativa;
- Ser comunicativo;
- Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
- Estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, ALÉM DE comprovar já ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.
Como participar
Para participar, clique no botão "Inscreva-se!" ao lado. Você será direcionado(a) ao site oficial da oportunidade, onde, primeiramente, deverá realizar um cadastro e após essa etapa, será necessário preencher um formulário com informações pessoais, a fim de saber se você se encaixa nos pré-requisitos do programa. Caso você atenda, receberá uma confirmação e poderá continuar sua inscrição.
As etapas seguintes são envio de documentos, preenchimento de formulários, exame escrito, exame oral e uma visita da embaixada ao seu domicílio.
Prêmio
Os selecionados viajam em janeiro com todas as despesas pagas pela Embaixada dos EUA para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital Washington e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.
Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.
Mais Informações
A organização do programa ressalta que: “uma vez que o mundo continua em alerta e com muitas restrições devido à pandemia do COVID-19, caso não seja possível realizarmos o intercâmbio nos Estados Unidos em julho de 2021, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio em formato virtual bastante interativo e inovador”.
Categoria: Intercâmbio
Abrangência: Nacional
Nível de Escolaridade: Ensino Médio