Publicado em | Última atualização:
Se você curte informática e computação e se dá bem em situações desafiadoras, então essa é a sua chance de participar da Olimpíada Brasileira de Infomática. Inscrições abertas!
Descrição
A Olimpíada brasileira de informática (OBI) é uma competição que tem como objetivo difundir o gosto pela programação, uma importante ciência na formação básica dos estudantes hoje em dia. A olimpíada estimula a capacidade de resolução de problemas e a criatividade dos participantes, sendo uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.
Quem pode participar
Podem participar alunos de escolas do Ensino Básico (fundamental, médio, técnico/profissionalizantes), assim como estudantes do primeiro ano da graduação.
Há duas diferentes modalidades para participação na OBI:
Modalidade Iniciação
Nessa modalidade, não é necessário saber programar sem o uso de um computador. A prova é feita na forma tradicional, apenas lápis e papel. O objetivo dessa modalidade é incentivar o raciocínio computacional e lógico, despertando o interesse pela resolução de problemas.
Nessa modalidade, há três níveis:
● Nível Júnior: 4º e 5º ano do ensino fundamental
● Nível 1: 6º e 7º ano do ensino fundamental
● Nível 2: 8º e 9º ano do ensino fundamental
Modalidade Programação
Nessa modalidade é necessário saber programar, no dia da prova cada estudante terá um computador. As questões cobram conhecimentos sobre algoritmos, estruturas de dados, e técnicas de programação diversas (programação dinâmica, matemática computacional).
Há 4 níveis nessa modalidade:
● Nível júnior: alunos até o 9º ano do fundamental
● Nível 1: alunos até o 1º ano do ensino médio
● Nível 2: alunos até o 3º ano do ensino médio
● Nível sênior: alunos do 4º ano do ensino técnico e alunos no primeiro ano em um curso de graduação.
Como participar
A olimpíada é dividida em 3 fases:
A primeira e segunda fase, local e estadual, respectivamente, são realizadas na própia escola do competidor (devido a pandemia do Covid-19 a primeira fase será virtual). No entanto, não é necessário que o competidor de fato, estude, na escola pela qual está competindo. A organização da olimpíada permite que o competidor contate as escolas de sua região que estão disponíveis para participação na OBI.
Para a 2ª e 3ª fase, são convocados os 20% melhores alunos da fase anterior.
A aplicação da 3ª fase ocorre em uma escola sede designada pela comissão da OBI.
Prêmio
Os melhores classificados na 3ª fase receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Todos os participantes receberão certificados de participação.
Categoria: Olimpíada Científica
Abrangência: Nacional
Nível de Escolaridade: Ensino Fundamental