Publicado em | Última atualização:
Você tem interesse em seguir a área de bioeconomia? Então dá uma olhada nessa super oportunidade com bolsa do Erasmus Mundus!
Descrição
O nome do curso é Mestrado em Engenharia Biológica e Química para uma Bioeconomia Sustentável e tem por objetivo formar líderes capazes de aplicar os conhecimentos da biologia e química no mundo. Assim, os cientistas são treinados sob uma abordagem holística em diferentes escalas. O estudante recebe 3 diplomas, além disso tem a possibilidade de viver em pelo menos dois países europeus.
São 5 percursos dentro curso ao longo dos dois anos:
O primeiro semestre é feito na Universidade de Reims Champagne-Ardenne (URCA), França e oferece uma base multidisciplinar de conhecimento científico e uma cultura compartilhada na área agro e suas transformações para indústria.
O segundo semestre permite que os alunos enriqueçam sua experiência técnica e científica com abordagens que trarão avaliação da sustentabilidade da cadeia de valor, com foco específico, seja em economia (AgroParisTech) ou em princípios de química verde (TalTech).
O terceiro semestre oferece especialização em uma das principais abordagens de biotecnologia da bioeconomia: engenharia de biomassa (AgroParisTech), bioprocessos (ULiège) e produtos de base biológica (Aalto).
O quarto semestre é dedicado a um estágio em P&D, de acordo com sua trajetória de especialização e planos profissionais, levando a uma preparação e defesa de uma tese de mestrado.
Para saber mais como participar continue lendo.
Quem pode participar
Para se candidatar para a bolsa é necessário:
- Ter bacharelado ou formação com pelo menos 180 ECTS (créditos de transferência europeus) em engenharia ou ciências incluindo um forte background em pelo menos uma disciplina relacionada a biologia: biotecnologia, bioquímica, biofísica, microbiologia e etc;
- Bom nível de conhecimento em matemática (o que será demonstrado pelo histórico acadêmico e currículo);
- Ter finalizado a graduação (ou previsão para finalizar até junho de 2021);
- Comprovar o nível de inglês através de algum dos exames oficiais, como TOEFL e IELTS (é possível ver melhor os critérios e pontuações necessárias na página "selection procedure" do site oficial do programa).
Como participar
A inscrição é feita de forma online e são requeridos do candidato os seguintes documentos:
- Cópia do passaporte;
- Currículo (em formato Europass);
- Carta de motivação;
- Cópia do diploma de graduação;
- Histórico acadêmico;
- Duas cartas de recomendação;
- Certificado de proficiência em inglês;
- Comprovante de residência;
- Cópia do diploma do ensino médio.
Os documentos devem ser traduzidos para o inglês.
Duração
2 anosMais Informações
Categoria: Bolsas de Estudo
Abrangência: Internacional
Nível de Escolaridade: Graduação