42º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

Publicado em | Última atualização:

É jornalista, repórter fotográfico(a) ou artista gráfico e usa seu trabalho para defender a democracia, a cidadania e os direitos humanos? Se sim, dá uma olhada nessa oportunidade!

Descrição

Estão abertas as inscrições para o 42º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, prêmio que homenageia e reconhece o trabalho de jornalistas, repórteres fotográficos e artistas que, por meio de seu trabalho, defendem a Democracia, a Cidadania e os Direitos Humanos.

As categorias disponíveis são seis:

  1. Produção jornalística em texto: Reportagens em texto publicadas em veículos impressos ou eletrônicos;

  2. Produção jornalística em áudio: Reportagens ou documentários em áudio;

  3. Produção jornalística em vídeo: Reportagens ou documentários em vídeo;

  4. Produção jornalística em multimídia: Reportagens multimídia publicadas na internet;

  5. Fotografia: Foto ou série fotográfica publicada em veículos impressos ou eletrônicos;

  6. Arte: Ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos publicados em veículos impressos ou eletrônicos. 


Quem pode participar

Podem participar jornalistas brasileiros com registro profissional e seus times, repórteres fotográficos que façam produções necessariamente na área jornalística e artistas da linha de ilustradores, cartunistas, caricaturistas e artistas de quadrinhos. Além disso, são aceitos trabalhos jornalísticos publicados no período entre 21 de Julho de 2019 e 31 de Julho de 2020. Não poderão concorrer trabalhos que não sejam sobre o tema Democracia e Direitos Humanos e que tenham sido produzidos originalmente para campanhas políticas ou veiculados como informe publicitário.

Como participar

Para se inscrever, preencha a ficha de inscrição e envie a sua produção no link da oportunidade. Algumas observações importantes: todos as matérias, independentemente de formato – vídeo, som, imagem ou texto – precisam estar consolidadas em um único arquivo para permitir a avaliação integral da obra pelos jurados. Sugestões de ferramentas online que fazem a união e compressão dos arquivos são: IlovePDF, SmallPDF ou PDFCompressor; Produções em vídeo – sejam documentários ou reportagens, se em série ou capítulos – devem ser enviadas em um único link com a sequência correta do primeiro ao último capítulo; As matérias em vídeo precisam estar online e acessíveis aos jurados no período da avaliação, podem estar no próprio website onde foram publicadas ou em sites como Youtube e Vimeo; Produções em áudio precisam estar online e acessíveis aos jurados no período da avaliação. Podem estar no próprio website em que a matéria foi veiculada ou em sites como Soundcloud e Hearthis.

Prêmio

Apenas um trabalho por categoria será premiado como vencedor. Os premiados em cada uma das seis categorias receberão o troféu símbolo do Prêmio, criado pelo artista plástico Elifas Andreato.

Mais Informações

Em respeito às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto a aglomeração em eventos públicos, a cerimônia de entrega do 42º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos será realizada em modo virtual no dia 25 de outubro de 2020, em horário a ser divulgado. A 9ª edição da Roda de Conversa com os Ganhadores, que tradicionalmente antecede a cerimônia oficial de premiação, também será em ambiente virtual, em data e horário ainda em definição. 

Para informações mais profundas, não deixe de conferir o regulamento da premiação no site da mesma!


Categoria: Prêmios

Abrangência: Nacional

Nível de Escolaridade: Pós-Graduação